quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Profissão - Blogueira

Hoje vamos falar sobre um assunto que interessa a muitas pessoas. O que é e como funciona aPROFISSÃO DE BLOGUEIRA.
Decidi preparar esse post contando-lhes os conhecimentos sobre o assunto para quem tem curiosidade, para lojas/empresas que desejam anunciar e claro para quem gostaria de ingressar na blogosfera.

Como funciona os anúncios? Como que uma blogueira ganha dinheiro? O que faz uma blogueira? É fácil ganhar dinheiro? Como ser uma?




A profissão “blogueira” é uma das mais novas no mercado. Por esse motivo ela é muitas vez mal compreendida e mal interpretada, mas sim, ser blogueira É PROFISSÃO! E merece respeito como qualquer outra. Os blogs surgiram a muitos anos abordando diversos assuntos, mas começaram a ganhar força nos últimos tempos. Pessoas comuns passaram a exercer grande influência e isso atraiu atenção do mercado. Empresas e lojas ao descobrirem isso passaram a investir e  ganhar muito dinheiro com esse novo negócio.

Já ouvi muitas pessoas debochando e dizendo “Vou fazer um blog também para ganhar dinheirofácil!”. Além dessa frase ser extremamente desrespeitosa, saibam que ter um blog rentável não é do dia pra noite. E principalmente que nem tudo são flores. Engana-se quem acha que ser blogueira é fácil! Existem muitos pontos positivos, mas existem muitos negativos, assim como qualquer profissão.

Como funciona os anúncios?
O anunciante entra em contato com a blogueira e solicita o mídia-kit (este é como se fosse um “currículo” do blog, onde é apresentando todos os motivos necessários para a empresa ver o porque é interessante anunciar com determinado blog.) As negociações são pessoais, ambos conversam sobre o que será anunciando e fecham a parceria, mas vou mostra-lhes o padrão.

O que é publieditorial ou publipost?
Publieditorial ou publipost é quando o anunciante investe determinado valor para que seu produto seja anunciado. Como assim? Quanto mais seguidores, mais visualização, mais influência e mais a blogueira vende! Então, sim o anunciante paga por isso e pelos serviços prestados.

* Vamos fazer uma simulação:
- Uma blogueira com 30 mil pessoas inscritas.
- Valor do produto anunciado R$100,00.
Se 10 pessoas comprarem esse produto através de 1 anúncio (número fictício pois, sabemos que em meio a 30mil inscritos ela vende bem mais)
10 x R$100,00  = R$ 1.000,00

O Anunciante faturará R$ 1.000,00! Fora outros produtos que as pessoas encontram ao visitem o site, se interessam e compram. (Isso em apenas em 1 vídeo/publieditorial ou publipost).
Ele investiu um certo valor para receber indicação e visualização, assim obteve lucro.

Trocar anúncios por produtos é um erro! Muitas lojas, as vezes por falta de informação, apresentarão essa proposta. Mas pessoas não pagam as contas com produtos. Parceria como o nome diz, é para ser bom para ambos.

“A propaganda é a alma do negócio”. Quem nunca comprou um produto porque viu um comercial? É isso que acontece com o mundo dos blogs, movendo cada vez mais dinheiro em todo o mundo. Um exemplo de influência são os “globais”.

Vou fazer uma analogia com eles para vocês entenderem um pouco melhor aquela simulação acima. A Daniele Suzuki por exemplo, não troca sua participação nos comerciais por ligações gratuitas da TIM. O Neymar não troca sua imagem por cuecas e muito menos a Gisele Bündchen troca sua participação e imagem por produtos da Pantene.

É claro que o poder de influência desses citados anteriormente tem um nível de alcance diferente de uma blogueira. Cada um com seu nível de alcance, seu público-alvo e consequentemente seu preço. Mas é só pra vocês terem noção de “propaganda/imagem/negócios”.


Portanto, se esse é seu trabalho dê valor a ele!

 


Uma blogueira ganha dinheiro através de:
Visualizações, publieditoriais, presença em eventos, entre outros.

Gostaria de ser blogueira, o que devo fazer?
Se você quer tornar o blog sua profissão saiba que a disciplina, seriedade e principalmente aSINCERIDADE são pontos-chave! Se você não o fizer não terá credibilidade. Não se venda! Elogiar um produto que você não gostou é errado e antiético. É claro que cada gosto é um gosto e o que funciona pra uma pessoa pode não funcionar pra outra, mas o que quero dizer é que NÃO MINTApara suas seguidoras. Elas confiam em você e é por causa delas que seu blog existe, então seja franca! Você vende seu espaço, não sua opinião. Outro ponto importante também é fechar parcerias com empresas/lojas CONFIÁVEIS. Mais uma vez reforço, suas seguidoras confiam em você, além do seu nome estar vinculado a venda, não entre numa furada.

Nunca faça um blog pensando apenas em retorno financeiro. Faça por amor, por gosto. O dinheiro é bom? Claro que é! Mas é consequência de muito trabalho. Ele não vai vir se você não amar e se doar de coração para o que esta se propondo a fazer. Tenho canal desde 2011 e só passei a ter algum tipo de retorno 2 anos depois! Antes era hobby e ainda sim era feito com muito carinho.
As propostas de parceria vão surgindo com o tempo, até lá vá fazendo tudo com dedicação.

É importante também você DIVULGAR seu blog o máximo que puder por vários meios, mas cuidado! Não seja chata compartilhando mil links no facebook pessoal das pessoas, marcando elas em tudo, dizendo "me divulga aê" por exemplo. Não "force" as coisas, dê motivos para que queiram ir até seu blog. Forçar a barra só as afastará (mesmo). 

O tempo reservado para fazer o blog acontecer é elevado. Se você além de posts também faz vídeos, saiba que o tempo para se dedicar é bem grande (grande mesmo). Eu particularmente dedico uma média de 20h em dias de filmagem entre preparação, gravação, edição, carregamento de vídeo, passagem pro YT (esses últimos são os mais demorados, enquanto eles carregam eu preparo a parte escrita do blog e preparo os posts). É claro que eu não faço tudo isso de uma vez só. As vezes paro, faço outras coisas normais do dia-a-dia e volto. Mas se compactar os horários é isso mesmo. Fora o tempo que reservo diariamente para responder as minhas leitoras. Faço questão de responder o máximo de seguidoras que posso! Pra mim se elas disponibilizaram um tempo para me assistir e me escrever eu devo no mínimo retribuir essa atenção. Essas 20h é uma média. Depende do tipo de vídeo (se é resenha, tag, maquiagem, etc) As vezes o tempo de dedicação é maior, as vezes menor.

Existe também a grande dúvida “quanto cobrar?” Isso vária muito e vai variar sempre a medida que seu blog for crescendo. Não tem uma regra. Cada tipo de anúncio tem um valor e cada blogueira cobra o seu preço.
É importante também ter noção das coisas. Seu trabalho tem que ser rentável para empresa, se você não tem muitos seguidores seus anúncios não serão tão visualizados, então não cobre alto por algo que não trará lucro para o anunciante.
A venda dos produtos anunciados não dependem exclusivamente da blogueira. Esta faz o seu trabalho, mas se o anunciante não esta preparado (não oferece suporte para as clientes, não respondem com rapidez, preços fora do padrão, mal atendimento, privação de informação rápida e efetiva) não adiantará de nada! É importante a blogueira fazer parcerias com lojas confiáveis, mas ela não controla a frequência de vendas se o suporte não for adequado.

* Como disse no inicio, tudo na vida tem seu lado positivo e negativo e aqui não é diferente:

- Quando gravamos vídeos ou postamos fotos estamos nos expondo. Isto é, estamos sujeitas a toda e qualquer opinião, criticas, xingamentos ofensivos, entre outros.
- O mercado esta saturado, portanto para você se destacar é preciso muito trabalho. Muitas pessoas acham que se fizer um blog hoje ganhará dinheiro amanha. Ilusão!  
- É uma profissão incerta. Por ser algo novo não podemos saber como as coisas caminharão.
- Você trabalha com sua imagem. Já vi muitas desistirem e abandonarem o blog por não aguentarem a pressão das críticas ofensivas sem necessidade. (O que ocorre muito, afinal é fácil se esconder atras de uma tela e as vezes as críticas são "pesadas". Então tem e tem muitooo!)
- Algumas lojas/marcas não valorizam a blogueira como uma profissional. Acham que estão fazendo um “favor” de enviar produtos para serem resenhados, mas não é bem assim.
- Você é dona do seu negócio. Tem praticidade e flexibilidade para trabalhar.
- Requer (muito) tempo. No caso de blogueiras que fazem vídeos, o tempo de trabalho é maior ainda. 
- Apesar de todo esse tempo que eu mencionei é algo prazeroso. Quando você percebe o dia acabou, mas você trabalha com o que gosta.



Beijos!




2 comentários:

  1. Adorei suas dicas. É muito trabalhoso mesmo. Ainda estou na fase de construção, mas amo escrever e falar sobre os produtos e gosto e os que não gosto também.

    Sucesso!

    Já estou seguindo.
    www.vaidadecuriosa.blogspot.com.br

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    Beijos

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    Respostas
    1. Obrigada gatona, essas coisas agente percebe com o tempo, e assim aprendemos a nos colocar diante das situações.

      Beijos...

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